Mármore, a pedra preferida de Michelangelo

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“Vi um anjo no bloco de mármore e simplesmente fui esculpindo até libertá-lo”. Michelangelo (1475-1564), embora pintasse magistralmente, além de compor e fazer projetos arquitetônicos, tinha como grande prazer artístico a escultura, e o mármore como paixão.

Considerado um dos maiores criadores da arte do ocidente, Michelangelo ia diretamente às pedreiras de mármore branco de Carraca para escolher os blocos em que esculpiria suas mais famosas obras de arte, como a Pietá (c.1498-1499), que fica na Basílica de São Pedro no Vaticano.

Em 1517, a paixão de Michelangelo pela escultura e pelo mármore – desde antes de Cristo até hoje, uma pedra considerada símbolo de luxo e suntuosidade –, levou o artista a escalar o Monte Altissimo, na Toscana, para explorar o mármore branco do local.

À época, com a benção do papa Leão X, o escultor projetou um caminho para levar os blocos de mármore do local montanha abaixo. A pedra seria transportada para Florença e usada para decorar a fachada da igreja de San Lorenzo.

Após anos de trabalho para abrir a estrada no Monte Altissimo, o papa retirou a autorização de Michelangelo, e o projeto foi abandonado. Ainda hoje, a igreja de San Lorenzo não tem uma fachada.

Diz também uma lenda que um dos sonhos de Michelangelo era esculpir uma grande escultura diretamente na fachada das montanhas de mármore, obra que ficasse visível até o porto, e que pudesse ser vista diretamente do mar. O projeto, infelizmente, nunca foi realizado.

No entanto, a beleza de suas majestosas esculturas em mármore ainda hoje pode ser contemplada, sendo símbolo eterno da genialidade de um dos maiores nomes do Renascimento.

Veja algumas delas:

Pietá

Esculpida em mármore carrara, a estátua Pietà mede 1,74 cm de altura,   195 cm de largura e 69 cm de profundidade. A obra foi feita quando Michelangelo tinha apenas 23 anos, ainda jovem e desconhecido.

Com uma técnica magistral, nela Michelangelo representa a morte de Jesus Cristo, ressaltando a juventude de Maria. Alterando as proporções, na estátua Jesus aparece menor que sua mãe, o que mantém o equilíbrio das formas, característica típica do Renascimento.

A Pietá encontra-se exposta na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A Pietá é outra obra prima de Michelangelo, esculpida em mármore

Davi

Esculpida em único bloco de mármore carrara, a estátua Davi (1501-1504) de Michelangelo é considerada uma das obras-primas do Renascimento e foi encomendada pelo Papa Júlio II.

Com 4.10 m, Davi é uma escultura em mármore do jovem nu, preparando-se para a batalha com Golias. A obra está exposta na Academia de Belas Artes de Florência.

 

Moisés

Esculpida em mármore carrara, a obra Moisés (1513-1516) é considerada a obra-prima das esculturas de todos os tempos. Com 2,35 m de altura, a estátua é tão realista que, de acordo com a lenda, quando Michelangelo finalizou a escultura a golpeou no joelho com a marreta e disse “Perché non parli? (Por que não falas?)”.

Os chifres na cabeça de Moisés fazem referência a uma interpretação medieval do Livro do Êxodo, sendo símbolo de eminência e poder.

A obra está na Igreja de São Pedro, em Roma, sobre o túmulo do Papa Júlio II.

 

 

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